quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Vamos falar sobre o IPv6?

A internet é fundamentada, atualmente, no protocolo IPv4 no qual foi projetado na década 70-80. O objetivo era conectar alguns centros de pesquisa e algumas universidades. Entretanto, o IPv4 não foi projetado para os dias atuais, assim diversas características de projeto do protocolo não são mais adequadas ao contexto atual da internet, principalmente no que tange a quantidade máxima de endereçamento. Para atender aos novos anseios e melhor preparado para o futuro foi definido através da RFC 2460, o IPv6 que não só aumenta astronomicamente a capacidade de endereçamento, mas também muda radicalmente o cabeçalho do protocolo tornando-o mais eficiente em relação ao seu antecessor.

O porquê do esgotamento e a adoção de um novo protocolo

O IPv4 reserva apenas 32 bits para o endereçamento. Com isto, é possível enumerar 232 hosts, que é o equivalente ao número em formato decimal: 4.294.967.296 (aproximadamente 4 bilhões e 300 milhões). Embora pareça que esse número seja alto, há inúmeros endereços reservados que diminui notavelmente a quantidade de ips realmente utilizáveis na internet.

O IPv6

A principal motivação para a criação e adoção desse novo protocolo era reestruturação da capacidade de endereçamento que passou de 32 bits do IPv4 para 128 bits do IPv6. Para facilitar a representação numérica do endereço foi adotada a notação em hexadecimal divididos em 8 grupos de 16 bits separados por dois pontos (:), cada grupo variando entre 0 e FFFF. Com o IPv6 aumenta substancialmente o quantitativo bits para endereçamento permitindo 2 elevado 128 algo em torno de 340 undecilhões de endereços possíveis.

Tipos de endereços

O endereço em IPv6 é separado por dois pontos em blocos compostos por quatro algarismos em hexadecimal. Um exemplo de um IP na versão 6 na forma expandida 2001:0db8:cafe:0000:8e70:5aff:feee:10ac.
No IPv6 não há mais classes, porém há tipos diferentes para vários propósitos. Assim como há no IPv4 os endereços unicast, multicast e broadcast, também há no IPv6 a divisão unicast, multicast e anycast, contudo não há mais o broadcast. Os endereços unicast se subdividem em mais três tipos: link-local, unique-local ou global unicast.

Global Unicast

São os endereços públicos e roteáveis na internet. A IANA é a entidade responsável por administrar as alocações em nível mundial, foi reservado para este fim o bloco 2000::/3 que foram subdivididos em 512 prefixos /12. Cada autoridade regional recebeu um bloco /12, o LACNIC  (autoridade da América Latina e Caribe) possui o prefixo 2800::/12, no Brasil, o NIC.br (autoridade nacional da Internet) recebeu do LACNIC um prefixo /16 (2801::/16) para realizar as alocações nacionais.
Veja a tabela abaixo para um melhor entendimento sobre o IPv6:
Endereçamento IPv6

Considerações Finais:

Essa foi apenas uma breve explanação sobre o Ipv6, por enquanto o IPv6 está sendo posto em operação aos poucos, porém em alguns anos este tema será de extrema relevância, pois todos os cronogramas falharam em antecipar a total operacionalização do protocolo mesmo estando o IPv4 nos últimos blocos a serem designados. Em breve lançarei um curso básico de teoria e prática abordando o IPv6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário