Variável é um recurso cujo objetivo é armazenar valores para uma utilização em outro ponto da aplicação. A variável é como um contêiner onde se pode armazenar dados para que estes sejam “transportados” e utilizados em outros lugares. Imagine que você precise calcular alguns valores, mas depois disto há muitas manipulações a serem feitas com os números, a melhor forma de ir passando os números adiante pelo script é através das varáveis, portanto é um recurso muitíssimo usado no desenvolvimento de aplicações.
Entenda a variável como um contêiner onde se pode armazenar dados para que estes sejam “transportados” e utilizados em outros lugares. A variável só pode armazenar um único tipo de dado e precisar ser declarada antes de sua utilização. Para declarar uma variável é muito simples, na verdade no php a declaração de variáveis é até mais simples do que em outras linguagens de programação, porque no PHP não é necessário declarar a variável de forma separada a sua atribuição de valor e nem especificar o tipo de dado que a variável irá armazenar, por isso que o PHP tem uma tipagem dos dados chamada de dinâmica ou fracamente tipada.
Então quando você declarar uma variável ao mesmo tempo você deve atribuir algum valor a ela. Eu vou demonstrar, a primeira coisa que se faz para declarar uma variável é passar o $ (cifrão), é esse o símbolo de declaração de variável, o que vem depois do símbolo é o nome da variável, que é algo que tem muitas considerações a serem feitas sobre isso. As recomendações das PSRs não comentam nada sobre os nomes das variáveis, mas apenas para propriedades de classe.
Mas é interessante adotar um padrão nesses nomes para que o nome da variável seja mais facilmente compreensível durante o desenvolvimento da aplicação, uma recomendação é que o nome da variável seja o suficientemente específico para que você não se perca em sua utilidade, por exemplo, ao invés de nomear uma variável simplesmente como nome, você a nomeia como PrimeiroNome, ou seja, um nome composto para que a utilidade da variável e o seu conteúdo fiquem mais facilmente compreensíveis dentro da aplicação do que seria simplesmente nomeando uma variável apenas como nome.
Depois da declaração da variável você deve atribuir um valor a ela. Então, como a recomendação dos nomes das variáveis é que seja composto e o php não aceita espaços na declaração de variável, devemos ter alguma forma de escrita que facilite a leitura de nomes composto sem usar o espaço. Existem três formas. A primeira delas é o under_score, onde você usa o underline para separar as palavras ficando assim:
<?php $primeironome = "valor"; ?>
Observe que usar primeironome, tudo junto que dificulta a sua leitura, você pode fazer o seguinte:
<?php $primeiro_nome = "valor"; ?>
Colocando um underline para separar os nomes é uma forma para deixar o nome da variável mais legível. Uma outra forma é chamada de Uppercamelcase, onde a primeira letra de cada palavra ficaria em maiúscula, desse jeito
<?php $PrimeiroNome = "valor"; ?>
Observe que o nome da variável é bem legível. Uma variação dessa forma de escrita é chamada de LowerCamelCase que possui a única diferença em que a primeira letra da primeira palavra ficaria em minúscula. O mais importante nesses casos é que se deve seguir somente um desses padrões no seu projeto e não ficar alternando entre um e outro, mas seguir apenas uma forma de escrita em todas as variáveis do projeto seja ela qual for.
Uma outra consideração a se fazer sobre os nomes das variáveis é que o PHP faz diferença entre maiúsculas e minúsculas, ou seja, o PHP é case sensitive para os nomes das variáveis, então a primeira variável primeiro nome tudo em minúsculo é totalmente diferente do terceiro exemplo que está em UpperCamelCase, teste esse código abaixo:
<?php
$PrimeiroNome = "Marcelo Magno";
$primeironome = "Augusto Franco";
var_dump($PrimeiroNome,$primeironome);
?>
Eu atribuí um valor a primeira variável, primeironome que recebeu “Marcelo Magno”, e a segunda variável recebeu Augusto Franco. Dando saída com o comando var_dump em ambas as variáveis. Observe que apesar de que elas possuírem a mesma escrita o PHP diferencia letras maiúsculas de minúsculas fazendo com elas sejam tratadas como diferentes.
O php só aceita para os nomes das variáveis os caracteres de A-Z também aceita letras acentuadas, aceita também os números de 0-9 e o underline, mas não aceita caracteres especiais, há ainda uma restrição no primeiro caractere da variável que não deve iniciar com números, somente com letras ou com o underline. Assim temos:
Nomes válidos
- my_function
- Size
- _file
- This&that
- !counter
- 4ward
Nenhum comentário:
Postar um comentário