domingo, 27 de março de 2022

O que são expressões regulares

 O que é uma expressão regular? As expressões regulares é uma forma pela qual é possível exprimir um padrão de strings que podem ser relacionados a várias palavras mesmo usando um único padrão.

Uma das utilidades das expressões regulares é realizar buscas, mas não é uma simples busca por palavras. Com a expressão regular você pode buscar por padrões que definem qual é o formato esperado do termo que estamos procurando, por exemplo, buscar todos os termos de um texto que tenha um formato de data com dia, mês e ano  sem especificar exatamente qual é data que estamos procurando. 

Também é possível efetuar validações em texto, ou seja, verificar se uma determinada sequência de caracteres atende ao padrão estabelecido, como exemplo, verificar se campos de um formulário foram digitados corretamente como email, telefone, cep e cpf.

E por fim, com expressão regular é possível fazer substituições. O PHP possui uma a função chamada str_replace que pode fazer substituições a partir de uma lista de palavras por outra lista, só que essa substituição é fixa, ou seja, você deve informar a exata escrita das palavras para que a função a procure e faça as substituições. Mas com expressões regulares as substituições vão muito além do que substituir texto por outro texto, pois com a expressão regular é possível fazer modificações usando trechos do texto anterior.

Basicamente a expressão regular deve começar e terminar com uma barra, entre elas irão os caracteres fixos e os símbolos da expressão que podem ter muitos significados.

Um desses símbolos é o colchetes que representa um caractere em uma única posição, mas dentro dos colchetes permite informar uma lista desses caracteres que podem ser representados, podendo ser caracteres únicos ou um intervalo. 

Um exemplo segue abaixo de uma expressão regular:

De acordo com o exemplo, esse padrão combinará com qualquer palavra que contenha os caracteres com ou sem acentos, não importando se são maiúsculas ou minúsculas. Tendo no mínimo duas letras e no máximo. 

Você pode testar as suas expressões regulares no site: https://regex101.com/r/dGFIC0/1 

Caso queira conhecer mais detalhes sobre o PHP considere adquirir o curso com desconto: https://www.mestresdaweb.com/redirect.php?curso=php8

Para saber mais sobre expressão regular acesse esse vídeo:









Nenhum comentário:

Postar um comentário